O Hospital das Clínicas de São Paulo, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, acaba de lançar um sistema que promete revolucionar o controle da diabetes. Chamado de GlicOnline, a nova ferramenta auxilia o paciente nas refeições, informando o tipo e quantidade de insulina que deverá ser aplicada para compensar o nível de açúcar no sangue.
Por meio de qualquer aparelho de celular com chip e linguagem Java, de qualquer operadora de telefonia móvel, o sistema disponibiliza cerca de 600 tipos de alimentos cadastrados e medidas caseiras, como colher de sopa. Antes de cada refeição, o usuário mede sua glicemia, acessa o programa via celular e insere o valor encontrado. Também digita o alimento e quantidade a ser ingerida e, minutos depois, recebe a informação sobre a dosagem de insulina necessária.Com a nova tecnologia, o paciente não precisa mais realizar a contagem de carboidratos ou fazer anotações a cada refeição, o que garante um controle mais estável nas taxas de glicemia, evitando o agravamento da doença, que pode provocar problemas renais e lesões nos olhos e nos pés, entre outras complicações.
Por meio do GlicOnline, o especialista do HC cadastra num prontuário eletrônico todas as informações do paciente, como tipos de insulina prescritos e especificações de bombas, por exemplo, além da quantidade diária da medicação.
Pelo computador o médico também pode acompanhar toda a evolução do paciente diabético, sabendo se suas taxas de açúcar subiram além da conta e se está seguindo o controle prescrito adequadamente. O próprio paciente pode acessar o sistema via Internet, fazendo login com seu CPF. Ali pode personalizar suas refeições, como, por exemplo, o café da manhã.
“Trata-se de um novo e moderno aliado no controle da diabetes, com facilidades para o paciente e para o médico”, afirma Karla Mello, endocrinologista do HC.
Fonte: Secretaria Estadual de Saúde
Luuuu!!!
Hoje, sem querer, procurando informações sobre o GlicOnline cai no seu blog… e foi uma grande (e mt agradável) surpresa t achar por aki!!! não sabia que vc tinha diabetes e q mantinha um blog tão legal.. trabalho para a sociedade brasileira de diabetes há uns três anos e estou sempre alerta(!!!) para informações na área… acho q serei uma fiel postadora!!!! super beeeejo… Binha
Bom dia, seu blog está ótimo Parabéns!! mas o que procuro é saber sobre uma cirurgia para diabetes tipo 2
Feito se não me engano no intestino.Poderia vc por favor me dizer o local certo, para maiores informaço~es??
Obrigado.
Caros,
Informamos que o GlicOnLine já está disponível e sendo distribuído (gratuitamente) para médicos tratadores de diabéticos e seus pacientes.
Os interessados favor entrar em contato conosco (quasar@cietec.org.br)
Gostei muito dessa notícia, pena que só hoje 21/01/09, tomei conhecicmento por acaso. Gostaria de fazer parte e poder usar o GlicOnLine.
gdvl@aasp.org.br
Abraço!
Geraldo D. Vara
Gostei muito de encontrar este comentario, entre por favor em contato por esse email, porque estou muito enteressada nesta cirurgia p/ deixar de seu diabetico, é o meu marido que tem, gostaria de saber tudo a respeito, para poder aliviar esse sofrimento dele, por favor, espero resposta. fico muito grata. até mais.
Cara Rosângela, sobre a cirurgia do diabetes, procure no site da Unicamp (ainda é experimental) e no site do Dr. Pareja: http://www.obesidadesevera.com.br.
bom dia !!
eu queria saber , pois andei pequisando sobre algum software de controle de diabete e vi que voces tem um online, se puderem passar o link para mim dar uma olhada como funciona esse software eu ficaria muito agradecido..
atenciosamente cleberson