Saúde

Dez passos para uma alimentação saudável


1. Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule refeições.

2. Inclua diariamente seis porções do grupo de cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca (também conhecida como macaxeira, ou aipim) nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.

3. Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três a quatro porções de frutas nas sobremesas e lanches (divido ao longo do dia).

4. Como feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e é ótimo para a saúde.

5. Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação, torna esses alimentos mais saudáveis.

6. Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.

7. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos e biscoitos recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.

8. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio), como hambúrger, charque, salsinha, lingüiça, presunto, salgadinhos, conserva de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.

9. Beba pelo menos dois litros de água por dia (de seis a oito copos). Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

10. Torne sua vida mais saudável, pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite bebidas alcoólicas e fumo. Mantenha o peso dentro dos limites saudáveis.

 

Fonte: site Tio Julião (www.tiojuliao.diabetes.org.br)

7 comentários em “Dez passos para uma alimentação saudável”

  1. O que eu posso fazer para abaixar e ficar rasuavel o diabetes tipo 1?
    E tem algum jeito na alimentação que pode ser usado para abaixar tambem o diabetes tipo 1?

    Obrigada, muito Grata….

  2. oi luciana tenho um filho com biabetes com 23 anos preciso de mais de sua ajuda nas orientaçoes de como comer bem e viver melhor
    obrigada

  3. Tenho diabetes tipo 1 e ainda não consigo fazer minha dieta.
    minha diabetes ja chegou em 390.quero me controlar mas não consigo preciso de ajuda pois sou muito nova.Tenho 18 anos e uma bebe de 2 anos.
    Quero viver bem e saudavel.
    Obrigada.

    1. Puxa, Alice, o que posso dizer é para pensar em quanto a sua bebê precisa de você, hoje e sempre. Por ela, tente se cuidar mais. É o que eu também estou precisando pensar e fazer, porque ando não fazendo os controles necessários. Faz quanto tempo que vc é diabética? A gente sempre tem uma fase de negação e altos e baixo. Entre para o grupo Bate-Papo Diabetes do Facebook. Lá, vc vai encontrar muito apoio e histórias como a sua. Beijos.

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