Oi, queridos companheiros de blog. Não sei se vocês sabem, mas eu também sou roteirista e estou me inscrevendo num concurso de roteiro cujo o tema é qualidade de vida e queria muita contar com a participação de vocês para abordar o tema diabetes e compartilhar a nossa vivência. A minha idéia é fazer um documentário. O foco é a prevenção do diabetes (no caso de pré-diabéticos), e prevenção de complicações (para quem já é diabético).
Preciso mandar um vídeo prévio. Se você puderem deixar aqui, por escrito mesmo, para que eu possa usar neste vídeo, um depoimento sobre como é viver com diabetes, o que é ter qualidade de vida para vocês, o que vocês fazem para prevenir, no caso de quem já é diabético, refiro-me a prevenção de complicações. E, de quem ainda está no limite, o que está fazendo para reverter a situação.
Olá Luciana,
Sou diabética tipo 1 há 23 anos e gostaria de participar do seu projeto com o meu depoimento.
Para mim, viver com diabetes é ter um desafio a ser superado a cada dia. É ter muita disciplina e muita força de vontade para ser saudável. É estar muito consciente de que as pequenas escolhas que você faz hoje terão uma grande consequência no futuro, sejam elas boas ou ruins. É tentar agir ao invés de reagir. É encarar a vida numa boa, não deixando que o diabetes atrapalhe o seu traballho, lazer, relacionamentos, etc…
Ter qualidade de vida é conseguir fazer tudo que os outros fazem com a mesma saúde e disposição. É ter um bom controle glicêmcio sem muitas hipoglicemias ou hiperglicemias.
Quanto a prevenção de complicações, eu procuro seguir uma dieta bem balanceada, fazer as aplicações de insulina sempre que necessário, fazer o acompanhamento com endocrinologista, oftalmogolgista, cardiologista e dentista (será que esqueci de alguém? rsrsrs…) e fazer todos os exames que eles pedem. Também procuro fazer exercícios físicos com frequência, que é o mais difícil para mim!
Bom, se deixar eu acho que eu escrevo por umas 10 pessoas aqui!!!
Sucesso no seu trabalho!
Teresa
Lu, estou disposto a ajudar, pode contar comigo!
Forte abraço!
Também estou disponível para o trabalho!!! Histórias é o que não faltam. Beijos
Para mim viver com diabetes é eu me cuidar para não ter complicações futuras! A parte chata é ter que tomar insulina todos os dias fazer teste com glicossímetro várias vezes ao dia ,estar sempre se monitorando, e não comer aqueles doces maravilhosos e conviver com as hipo e hiper.
Ter qualidade de vida é ter hábitos saudáveis ,cuidando do corpo e da mente é estar de bem com a vida. O diabetes na verdade tem dois lados o ruim é esse de ter que se auto aplicar insulina ,furar os dedos várias vezes ao dia e não poder comer doces e o lado bom que é você estar se cuidando o tempo todo se alimentando com coisas saudáveis ,fazendo coisas saudáveis. As pessoas que não sabem que sou diabética dizem que pareço saudável e que aparento até ser mais nova ,ninguém diz que tenho 42 anos ,eu acho que foi devido desde pequena (8 anos ) eu não comia doces ,massas no geral muito pouca ,não bebia refrigerantes e nem bebidas alcólicas ,nunca fumei, enfim tive hábitos saudáveis devido ao diabetes.
Tento evitar as complicações mas devido ao tempo longo de diabetes elas começaram a aparecer infelizmente,mas continuo me cuidando. Vou sempre ao endocrino, ao oftalmo, ao ginecologista ,ao dentista para ver a saúde bucal também. E quando tenho exames para fazer procuro fazer todos ,exames de laboratórios ,exames de vista ,ultrasson,densitometria óssea ,eletroneuromiografia enfim são tantos . A prevenção ainda é o melhor remédio!
Qualidade de vida é também ter direito a saúde!
Para se ter qualidade de vida depende de vários fatores que em conjunto nos leva ao equilíbrio
Abraços