Esses dias, no Twitter, uma garota questionava o que comemorar no Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro. A data não é necessariamente para se comemorar, mas para chamar atenção de todos para essa doença que atinge grande parte da população mundial, é para chamar atenção para que as pessoas se cuidem, prestem atenção, já que 50% das pessoas que têm diabetes nem ao menos sabe que tem a doença. É um dia para chamar a atenção do poder público para criar políticas públicas de saúde compátiveis com as necessidades da população diabética. O dia 14 de novembro é para acabar com o preconceito em relação a doença. E, acima de tudo, especialmente este ano de 2009, para que as pessoas saibam que prevenir é o caminho. Prevenir tanto o diabetes, para quem ainda não é, quanto as complicações, para quem já é diabético.
Por isso, a ideia de iluminar espaços públicos e privados com a luz azul é uma grande ideia, porque as pessoas vão parar e olhar e vão procurar saber porque está tudo azul, o que aquilo significa. As pessoas vão sair do lugar comum e por causa da nossa causa ter uma noite mais iluminada, mais bonita. É uma luz sobre as nossas angústias, sobre as nossas pequenas vitórias diárias e sobre a nossa trajetória de viver com diabetes.
A seguir, o texto da organização do Dia Mundial do Diabetes (www.diamundialdodiabetes.org.br) , 14 de novembro, explicando o tema do ano:
O tema do Dia Mundial do Diabetes é Diabetes – Educar para Prevenir . A proposta é informar e conscientizar todos aqueles que estão envolvidos com os cuidados com diabetes. O tema será trabalhado durante cinco anos (2009-2013).
As mensagens-chave dessa campanha são:
– Saber quais são os riscos do diabetes e conhecer os sinais de alerta;
– Saber como reagir ao diabetes e a quem recorrer;
– Saber como cuidar do diabetes e controlar.
Os objetivos da campanha são:
– Estimular os governos a implantar e fortalecer políticas de prevenção e controle do diabetes e de suas complicações;
– Disseminar ferramentas para apoiar as iniciativas nacionais e locais para a prevenção e monitoramento do diabetes e de suas complicações;
– Esclarecer a importância da educação baseada em evidências na prevenção e no monitoramento do diabetes e de suas complicações;
– Aumentar a conscientização dos sinais de alerta do diabetes e promover ações que incentivem o diagnóstico precoce;
– Aumentar a conscientização e promover ações para reduzir os principais fatores de risco do diabetes tipo 2, que podem ser modificados;
– Aumentar a conscientização e promover ações para prevenir ou retardar o aparecimento de complicações do diabetes.
Sobre o Dia Mundial do Diabetes
O dia 14 de novembro foi escolhido para ser o Dia Mundial do Diabetes por ser o dia do nascimento do cientista canadense Frederick Banting. Ele e Charles Best projetaram a ideia que levou à descoberta da insulina.
Para que o diabetes ganhe destaque, a International Diabetes Federation incentiva a realização de centenas de atividades pelo mundo inteiro, apoiada pelas entidades filiadas, entre elas, a Sociedade Brasileira de Diabetes. A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas (ONU) também apoiam a causa.
Vejam, a seguir, os temas mais recentes:
Oi Lu,
Com certeza não tem nada para se comemorar no Dia Mundial do Diabetes, mas sim conscientizar!
Eu já comprei a minha camiseta azul e a vela também!! 😉
Vou participar do The Big Blue Test, onde diabéticos do mundo todo vão fazer um teste de ponta de dedo as 14:00 (horário local), fazer algum tipo de exercício físico por 14 minutos, fazer outro teste e no final colocar os resultados no http://www.thebigbluetest.org ou no twitter com link para esse site.
Bjs
Legal, Teresa, valeu pelo toque. Divulguei ontem aqui no blog com link para o seu. Beijos.
Ola luciana, tudo bom?
navegando um pouco pela net achei o seu blog. achei muito interessante, parabens pela iniciativa e você tem todo o meu apoio.
entre no nosso site e conheça um pouco do trabalho do centro de diabetes de belo horizonte (cdbh).
grato pela atenção.
Eduardo Luiz.
Obrigada, Luiz. Vou entrar no site e conferir o trabalho de vcs, sim! Grande abraço.