
Tive uma manhã bastante agradável. Conheci um bocado de gente boa que só conhecia pelo blog ou pelo Facebook. Participei de um encontro de blogueiros sobre diabetes promovido pela BD – Becton, Dickinson and Company, com a presença da médica endocrinologista Mariana Porciúncula, da Unifesp – Universidade Federal de São Paulo e com a enfermeira Jacqueline Aguiar.
Aprovei a iniciativa. As empresas deveriam investir mais nesse tipo de ação. E fica uma sugestão: em nossos blogs também!
A ideia da empresa era que tirássemos dúvidas sobre a doença, nossas ou de quem frequenta os nossos blogs. Foi legal porque muitas vezes pensamos que já conhecemos

tudo sobre a doença, ainda mais alguém como eu, que já tem diabetes há oito anos, e que é jornalista – curiosa por natureza.
Achei interessante a explicação da Jacqueline sobre as agulhas. Ela disse que a maioria das pessoas pode utilizar a agulha de 4 mm, já que a camada de pele até o tecido subcutâneo não ultrapassa 3 mm em grande parte da população. Ela também deu a dica de aguardar um segundo por unidade de insulina na hora da aplicação. Por exemplo: se você vai tomar 25 unidades de insulina, aguarde 25 segundo com a agulha injetada. Outra dica: sempre eliminar uma unidade antes da aplicação.

E eu que achava que todo mundo sabia da existência da caneta para aplicação de insulina fiquei admirada em saber que tem gente que só fica sabendo depois de dois, três anos… E tem quem opte por continuar o tratamento com seringa…
Um outro tema abordado foi gravidez e diabetes, já que é a especialidade da Dra. Mariana e uma das participantes, a Kath Paloma, do Diabetes & Você, estava bastante interessada no assunto. “A gravidez para uma pessoa diabética sempre começa antes dos nove meses de gestação”, explicou a Dra. Mariana. Segunda a especialista, é preciso que o diabetes esteja bem controlado e que a glicada esteja até 6,5. Durante a gravidez, ela deve se manter abaixo de 6. Ufa! Eu consegui isso durante a minha gravidez. Por isso, o planejamento é essencial.
E eu pude tirar uma dúvida que sempre me atormenta: se a sulfa é o melhor medicamento para o meu tipo de diabetes. Segundo a Dra. Mariana, o diabetes MODY responde muito bem ao tratamento com hipoglicemiante e não há porque mudar.
Também adorei a oportunidade de conhecer pessoalmente: Nicole Lagonegro, Doce Vittoria e o Diabetes; a Luana Alves, do A diabetes e eu; a Jo M. Gomes, do Diabetes & Deleites; a Kath Paloma, do Diabetes & Você. E, claro, como pude me esquecer? Dani Yumi, do Diabetes e Daí, que tanto frequentou este blog! E Silvia Onofre, do João Pedro e o Diabetes, uma simpatia!

É isso! Esperamos mais ações nessa linha.

*As fotos são da Kath Paloma, enviadas pela Dani Yumi
Lu,
Também adorei te conhecer e o encontro foi super interessante mesmo. Muito, muito legal!
Legal, Luana, colega jornalista! Obrigada por ter me salvado lá em baixo… rs…
Eu também!!! Depois te tanto tempo!! Adorei conhecer você ! Deveríamos marcar mais encontros…. até sem nada a ver com Diabetes!
Pois é, foi engraçado porque foi como se já te conhecesse mesmo, pessoalmente… Sim, mais encontros!
Foi muito bom mesmo! Pena que não tivemos mais tempo pra papear…rs…
Dani, Dani, Dani… como pude esquecer de mencioná-la? Que falha! Corrigida! Adorei conhecer vc, que tanto frequentou o blog e postava comentários… É que escrevi rapidinho no intervalo do trabalho. Vc me perdoa? Beijos.
Hahahaha…claro! Tb…foram tantas emoções…rs…Bj!
Foi muito bom compartilhar e tracar experiencia com todas vcs!
Vc é muito bacana, Jac! Gostei de conhecê-la! Beijos.
Meninas, adorei a experiencias. Lu, vc. é exatamente como eu imaginava: um mimo. Uma graça.
Nicole também, do mesmo jeito como eu imaginava qdo leio os seus posts.
E as demais, que só via por aqui, amei. Já estou xeretando nos blogs que nao conhecia. Bjos.
Oi, Jo, que bom que gostou! Que vergonha! Na hora, não te reconheci… Achei que era da BD! Toda executiva! Adoro o seu blog! Beijos.
E obrigada pelo “mimo”… rs…
Lu adorei, adorei!!!!
Vc é um exemplo mulher!!!
Beijos
Silvia, eu é que fico admirada com as mamães como você, a Nicole, a Joane e tantas outras. Vocês são super exemplos para qualquer mãe. E você parece ser uma pessoa muito paciente, iluminada. Parabéns! Beijos.