Hoje, Fernando Carlos de Paula completa 68 anos, 60 deles vividos com diabetes tipo 1! Para quem não acredita que ter uma vida longa com diabetes é possível, está aí o exemplo deste brasileiro de Teresópolis.
Recebi, nesta madrugada, um email deste senhor, e fiquei imensamente feliz ao abrí-lo pela manhã. E no seu aniversário Fernando quer homenagear aquele que o ensinou a conviver com o diabetes para uma vida longa, seu médico, Dr. Paschoal Baldi, que o orientou por 10 anos, e que veio a falecer há três meses, em junho deste ano.
Fernando nasceu em Teresópolis, Rio de Janeiro, em 2 de setembro de 1945. No dia em que completou 8 anos, era 1953, depois de ter comido quase meio pudim de leite condensado, entrou em coma hipoglicêmico.
Até então ele não sabia que tinha diabetes tipo 1. “Dias depois fui transferido para o Hospital Central do S.A.M onde vivi até completar 18 anos. Nesse hospital tive o privilégio de ter conhecido um médico que me orientou durante a minha infância e adolescência”
Graças ao Dr. Baldi, hoje, ele diz completar 60 de convivência harmoniosa com o diabetes, por isso ele queria muito fazer uma homenagem a ele. “Meu médico, amigo, um verdadeiro pai”, resume. “Ele dizia o diabetes é como um cão: se você o tratar com carinho, ele vai ser seu amigo, mas se você o maltratar, ele vai ser seu inimigo, fazendo em você ataques severos no decorrer do tempo”, relembra.
Seu conselho é que todos os portadores de diabetes aceitem a doença com resignação. “Não adianta nada se revoltar, este sentimento só prejudica, e muito, o tratamento da doença. Sigam religiosamente as instruções do seu médico, pois eles estudam muito para nos orientar com precisão. É melhor para você”, diz com sabedoria.
Fernando também destaca a importância da família nesse processo. “Agradeço a minha querida esposa Fátima o carinho na ajuda do meu tratamento. Agradeço ao meu filho mais velho, Fábio, Engenheiro Elétrico, e ao mais novo, Flávio, que em breve se tornará um grande médico.”
Nós te parabenizamos, Fernando, pelos seus 68 anos, pelo 60 anos de diabetes, pela sua experiência, pela sua lição de vida, por nos mostrar que é possível viver em harmonia com o diabetes, para que possamos ter vida longa e saudável!
*Na foto, médico e paciente lado a lado!
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Publicado por Luciana Oncken
Jornalista, redatora e roteirista. Profissional com 20 anos de experiência na área de saúde. Redatora de textos institucionais.
Especialista em desenvolvimento de projetos editoriais e de mídias sociais.
Experiência na liderança de equipe interna e de prestadores de serviço.
Trabalho com projetos editorais, de comunicação institucional, publicações e mídias sociais.
Autora do livro "Não são fantasmas que habitam seu interior"
Ver todos os posts por Luciana Oncken
Bem interessante a história e resume bem o sentido de atender o paciente e acompanhá-lo com suas expectativas e dificuldades.
Atenciosamente;
Dr. Fabio Corsini Motta –
Quiropraxia Clínica – Escolha Quiropraxia e Viva bem.