Inovação em Diabetes, unidos pelo diabetes

Parceria entre indústria e drogaria pode beneficiar o paciente?


Viver com Diabetes entrevista Renato Arruda – Medtronic

Algumas empresas do setor de diabetes têm firmado parcerias exclusivas com drogarias para comercializar insumos e medicamentos. Segundo as empresas que têm optado por esta forma de comercialização, a ideia é ter um canal único de confiança, do qual o paciente possa se beneficiar, tanto em relação a valores, como de informações consistentes.

O blog Viver com Diabetes conversou com Renato Arruda, gerente sênior da unidade de negócios Diabetes da Medtronic, fabricante de bomba de insulina e seus insumos, sobre a nova parceria entre a empresa e a drogaria Onofre, que faz parte do grupo americano CVS. Arruda explica que ao comprar os insumos pela drogaria os clientes Medtronic ganham agilidade e conveniência. Para empresa, significa melhor gestão de seu estoque. “Esperamos, com isso, alcançar maior adesão ao tratamento e mais qualidade de vida para as pessoas que usam nosso produto”, destaca o executivo.

Também questionamos Arruda sobre projetos de tornar a bomba de insulina mais acessível ao máximo de pessoas possível, e sobre os projetos que a empresa apoia neste novembro azul do diabetes.

Confira a entrevista abaixo.

Renato Arruda

Viver com Diabetes – Como se deu a escolha da parceria para este canal de vendas? O que levaram em consideração?

Renato Arruda – A unidade de negócios Diabetes da Medtronic é a única da empresa que vende diretamente para o consumidor. Assim, para otimizar o negócio e focar na missão da Medtronic, que é levar acesso à saúde para as pessoas, optou-se em vender os insumos das bombas de insulina pela Onofre, já que a drogaria se especializou no atendimento do paciente com diabetes e é referência no tema no varejo nacional. Ambas empresas sendo americanas, de capital aberto, atuando globalmente, com altos padrões de gestão e compliance, facilitou a parceria.

Viver com Diabetes – Qual a importância de manter a comercialização da bomba de Insulina exclusivamente pela Medtronic? 

Arruda – A bomba de insulina deve ser prescrita por um médico, levando em consideração o perfil do paciente. O médico indicará um representante da Medtronic para que o cliente possa entrar em contato para comprar a bomba de insulina. O atendimento técnico da Medtronic também pode indicar um representante para o usuário solicitar a bomba.

Viver com Diabetes – A Medtronic tem algum projeto para tornar a bomba mais acessível para um número cada vez maior de pessoas?

Arruda – A companhia reconhece a importância do acesso global a cuidados, terapias e tratamentos de saúde de qualidade. Envolvendo a mais inovadora tecnologia disponível no mercado e utilizando todo seu conhecimento para reduzir as barreiras de acesso, a Medtronic atua para melhorar a gestão de doenças crônicas e fortalecer a infraestrutura e os serviços disponíveis aos pacientes ao redor do mundo. No Brasil, implementamos o Projeto Goiânia, um projeto no formato Value Based Healthcare (VBHC), em português, Saúde Baseada em Valor, no qual os pacientes têm acesso à terapia e à educação em diabetes. O Projeto Goiânia fornece atendimento individualizado e periódico com educadores em diabetes para que os usuários tenham acompanhamento altamente especializado, melhorando o tratamento e os resultados alcançados. Este mesmo modelo está sendo estudado para ser propagado em outros locais do País.

Viver com Diabetes – Como a empresa tem trabalhado a questão da educação em diabetes?

Arruda – Além de apoiar diversas iniciativas das associações brasileiras de diabetes, a Medtronic promove com regularidade palestras para pessoas com diabetes, treinamentos para médicos e para educadores em diabetes. Também realizamos atendimentos individuais para os usuários por especialistas clínicos que no Programa Mais Perto, oferecido pela Medtronic, que promove orientação e apoio aos usuários. A plataforma permite conhecer o Programa de Especialistas Clínicos, tirar dúvidas através do atendimento técnico 24h e compartilhar experiências com outros usuários. Tudo para que todos possam tirar o melhor proveito da tecnologia Medtronic e melhorar a adesão ao tratamento.

Viver com Diabetes – Quais são as ações para o Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro?

Arruda – A Medtronic entende que deve valorizar as ações da própria comunidade e, neste ano, decidiu apoiar eventos em diferentes localidades, pois a empresa sabe do engajamento e união de grupos que se formaram ao longo dos anos e que estão bem estabelecidos. Desta forma, damos ainda mais força a cada uma dessas iniciativas, dando voz aos temas que neles são levantados. Estaremos presentes em piqueniques, encontros, reuniões e ações realizadas em todo Brasil pelos próprios portadores da doença. Além disso, patrocinaremos dois eventos: o Divabética Fashion Show, da blogueira Fabiana Couto (realizado no Rio de Janeiro no último sábado, dia 10), e o Correndo pelo Diabetes do influenciador Bruno Helman. Com características bem diferentes, nosso objetivo é apoiar iniciativas que mostram diferentes ângulos, como comportamento, moda e esporte. *

**Não é publipost

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.